Objetivos deste Blog

“DEVEMOS SER GIGANTES NA FORÇA DO CORAÇÃO”. MADRE CLARA

O objetivo deste Blog, é como ferramenta de mediação e aprendizagem para os educandos do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Rainha do Brasil, promovendo a interação com o mundo do conhecimento, incentivando a troca de ideias. A partir desse instrumento surge uma oportunidade para os educadores promoverem dicas importantes, deixar textos, materiais, entre outros aspectos culturais e informativos. Portanto cabe a nós educadores e educados estar sempre atentos, atualizados, capacitados, utilizando o Blog adequadamente, explorando nosso potencial, para que haja uma recíproca entre professor-aluno. O mundo da aprendizagem, estimula para construção de textos, troca de experiências, e este recurso tecnológico é para dar ênfase aos conteúdos de sala de aula, do Pró Enem e vestibular para que os todos assimilem melhor os conteúdos e possam fazer suas postagens referentes aos assuntos repassados.
O blog é uma reconstrução de ideias.

Visite o portal da nossa escola:
www.rainhadobrasil.g12.br/

terça-feira, 28 de agosto de 2012

FIQUE LIGADO!

Acordo ortográfico
A partir de 1º de janeiro de 2013, os estudantes deverão utilizar as normas do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. O vestibular, nas mais diferentes instituições, já usará a nova ortografia, por isso o candidato deve estar atento às modificações da escrita.
Para o Enem, a dúvida dos estudantes era: qual ortografia será válida no Enem 2013? O INEP (Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) vai exigir a nova ortografia? As provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a Redação serão elaboradas e deverão ser interpretadas e respondidas seguindo as normas do Acordo? A resposta é sim.
Este questionamento também está respondido legalmente através do decreto presidencial 6.583/2008 que instituiu o Acordo Ortográfico oficialmente no Brasil, após aprovação do Senado Federal. Nele se encontra seguinte dispositivo: Parágrafo único. A implementação do Acordo obedecerá ao período de transição de 1º de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2012, durante o qual coexistirão a norma ortográfica atualmente em vigor e a nova norma estabelecida.
Entre as mudanças na língua portuguesa, ocasionadas pela reforma ortográfica, podemos citar o fim do trema, alterações na forma de acentuar palavras com ditongos abertos e que sejam hiatos, supressão dos acentos diferencias e dos acentos tônicos, novas regras para o emprego do hífen e inclusão das letras w, k e y ao idioma.

PREPARE-SE!

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Projeto de Helena Duncan fala sobre etiqueta na era das redes sociais

Jornalista Helena Duncan fala de projeto sobre etiqueta na era do supercompartilhamento via redes sociais.
Jogue a primeira pedra quem nunca se incomodou com o comentário da tia na foto postada pelo seu colega de trabalho no Facebook. Ou quem nunca quis assassinar o amigo do Ensino Médio que acordou com vontade de publicar e marcar o seu nome, claro fotos do tempo do seu aparelho ortodôntico. Diante de mil e um episódios como esses e de poucas referências de pesquisa, a jornalista Helena Duncan percebeu que estava caindo de maduro falar de bons modos online. O projeto Etiqueta na Web começa com um site (etiquetanaweb.com) e perfis em redes sociais (www.facebook.com/EtiquetaNaWeb e @EtiquetaNaWeb, no Twitter) como hubs de informações e reflexões sobre o assunto.
A jornalista conversou com Donna sobre a iniciativa, que deve resultar em um livro até 2013, e conclui: não há mais espaço para ingenuidade na internet.

Donna - Uma pessoa é, ao mesmo tempo, empregada, membro de uma família, integrante de um grupo de amigos... Como seguidores dessas áreas podem conviver em harmonia no seu perfil?
Helena Duncan - Tanto para quem posta quanto para quem comenta nos perfis alheios, é preciso acionar o bom senso até o último grau. Não tem jeito de se proteger de situações constrangedoras sem usar as políticas de privacidade, como filtrar as publicações por grupos ou sujeitar marcações de foto a sua autorização. Uma boa dica é agir sempre como se você fosse uma pessoa pública. Na prática, você é mesmo.

Donna - É justo ter um perfil pessoal monitorado pela empresa em que você trabalha?
Helena - Já não cabe avaliar se é questão de justiça. É fato que você será googlado antes da contratação e monitorado depois. E você é, sim, um multiplicador da imagem da sua empresa. O que precisa ficar é a reflexão de que, na internet, não cabe ingenuidade de nenhuma parte. Você pode adotar a postura do "não estou nem aí", mas as consequências virão.

Donna - Dá para julgar uma pessoa exclusivamente pelo seu comportamento online?
Helena - Muita gente age de forma diferente dentro e fora da web. Uma pessoa tímida, por exemplo, pode se sentir confortável e mostrar um lado descontraído na internet. Uma boa praça, um lado reclamão. Mas é sempre um lado dessa pessoa. O (psicanalista) Contardo Calligaris escreveu: as máscaras que usamos no Facebook são como as outras tantas que usamos na vida em outras situações.

Donna - Como dizer a um parente, especialmente aquele que não entende muito bem como a internet funciona, que os comentários dele estão te incomodando?
Helena - O melhor jeito é falar pessoalmente, para poder explicar com delicadeza. Seja delicado, educado, mas direto. Agora, é bom lembrar que, em diferentes níveis, esse problema você sempre vai ter. Então relaxe um pouco. A principal motivação das pessoas nas redes é entretenimento. Se você começar a se estressar, elas perdem a razão de ser.

Donna - Qual foi o efeito das redes sociais para as celebridades? Desceram do pedestal?
Helena - Algumas potencializaram a sua popularidade, mas o mundo ficou mais perigoso para elas. A imprensa de celebridades começou a se pautar muito pelas redes. Qualquer deslize, qualquer desabafo, vira uma notícia. É peculiar porque as pessoas costumam ser célebres apenas por um lado - a beleza, o desempenho em um esporte - nas redes sociais você conhece o outro.

Donna - Que tipo de mala mais te incomoda nas redes sociais?
Helena - Eu particularmente odeio os que compartilham frases feitas. Aquelas pílulas de sabedoria de um autor que elas nem leram, que provavelmente nem disse aquilo coisa nenhuma. Me incomoda também me marcarem em fotos. Aquela foto sua lá de 1913 (risos). Mesmo pessoas íntimas perguntam se podem postar uma foto comigo.

Donna - Como explicar ao Facebook que você não está mais interessado no ex-namorado(a), com quem falava diariamente?
Helena - É um problema, até porque há estatísticas que dizem o contrário. Nove em cada 10 (88%) espionam o perfil do ex no Facebook. Dois terços (74%) espionam a nova ou a possível nova namorada do ex. A conduta ideal depende muito do seu estilo e de como o relacionamento acabou. Para novos relacionamentos, algo a ter em mente é que, em determinado momento, você lidou com a sua ex nas redes sociais. Ela saberá, portanto, se você está interessado em alguém novo pelos seus comentários, pelas suas curtidas... É do jogo.

Donna - As próximas gerações terão acesso a redes sociais antes de ter maturidade para uma série de coisas. Elas lidarão melhor ou pior do que nós? Elas precisarão de um guia de etiqueta?
Helena - Creio que elas vão lidar com mais fluidez, será uma coisa do dia a dia. Mas, como para qualquer assunto, ter pessoas pensando a respeito é bom. Agora, é verdade: dou graças a Deus de não existir internet quando eu fui
adolescente!
                                             
                                                        Jornalista lançou site com dicas de bons modos na web


quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Dicas do Professor Arlindo.

Dica 1- DESCARTE DE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS:
Reciclagem Tecnológica:
POSTOS DE DESCARTE: A prefeitura de Porto Alegre tem quatro postos de descarte à disposição da população, em horário comercial:
- Capatazia do Gazômetro: AV. João Goulart, nº158 – Fone: 32249724
- Seção Norte: Travessa Carmen, nº111 tel.32688330
- Procempa: AV. Ipiranga, nº1200 – Fone: 32896163
- Capatazia Glória: Rua Carvalho de Freitas, nº1012 – Fone:33320340
Nestes locais você receberá um comprovante de doação com certificado de desmanufatura e destinação de resíduos tecnológicos. Não devolva para a natureza o que ela não produziu.
Participe e faça a sua parte!
Visite o site: www.traderecycle.com.br
 
Dica 2 - Mapa-mundi do IBGE
Uma ferramenta genial...!
Essa é pra adicionar nos favoritos...
 
Dica 3 - Para quem gosta de assistir filmes
 
Dica 4 – TELECINE
Não conseguiu assistir à última Superestréia no Telecine Premium ou Pipoca? Perdeu aquele grande sucesso do cinema que você queria tanto (re)ver?
Orgulhosamente apresentamos o Telecine Play, a plataforma de TV Everywhere da Rede Telecine. Agora você tem acesso a todo o acervo dos nossos canais quando, onde e como quiser. São mais de 1500 títulos à disposição dos assinantes dos seis canais Telecine, com legendas eletrônicas e opção de áudio original ou dublado, para assistir no seu PC, tablet ou smartphone.
Este é mais um benefício exclusivo do Telecine. É o assinante no comando total da sua programação.
Quer conhecer melhor esse lançamento exclusivo?
Telecine Play.
O Melhor do Cinema Sempre Com Você. http://www.telecineplay.com.br
Telecine Play - www.youtube.com
 
Dica 5UOL Biblioteca
Arquivos e obras de referência. Contém jornais, revistas, biografias, dicionários, tradutores, mapas, livros, resumos de matéria de todas as disciplinas, cases de diversas disciplinas, notícias de vestibulares e muito mais, para ver clique em educação na pagina inicial e confira. http://biblioteca.uol.com.br/
Dica 6 - Vestibular e a alimentação é importante para quem vai e para quem não vai fazer vestibular também. Fiquem atentos seus Guris e Dona Moça!
20 TROCAS DE ALIMENTOS QUE VALEM A PENA, LEIA O SITE A SEGUIR: http://saude.abril.com.br/edicoes/0312/nutricao/vinte-trocas-inteligentes/passo20.shtml
Bom estudo!
Abraço.
Profº Arlindo Robe - Química - Ensino Médio













Descubra locais públicos na Capital que podem servir de sala de estudos

Silêncio e distância de distrações como TV e computador são alguns dos benefícios de sair de casa para mergulhar nos livros. O Memorial do Rio Grande do Sul, no centro de Porto Alegre, é um dos espaços disponíveis para quem quiser mudar de ares e se preparar para o vestibular.
A provocação do leitor Felipe Silveira, 19 anos, feita na página do caderno Vestibular no Facebook, fez com que buscássemos opções de locais de estudo públicos e gratuitos na Capital. Estudar longe do computador, do sofá ou da cozinha pode facilitar a concentração de muita gente. Por isso, os locais públicos são uma alternativa para os vestibulandos. Bibliotecas e outros centros reúnem qualidades consideradas essenciais por Fábio Mendes, especialista em hábito de estudo:
— Um bom local de estudo tem de ser silencioso e permitir que o aluno se concentre.
Por mais confortável que a sua casa seja, sentar para estudar próximo do computador, da TV e, ainda, da cozinha, pode ser difícil. São muitas distrações à disposição do aluno que quer aprender um conteúdo complicado de física ou matemática, por exemplo.
— Além disso, em casa o telefone toca, a mãe chama, o vizinho pede uma ajuda, e o aluno não consegue estudar — comenta Mendes, que ainda difere o momento de estudo, que exige mais atenção, da hora da revisão, em que o estudante pode apenas ler o conteúdo. Para revisar, é possível optar por locais menos rigorosos, como os parques e as praças.
Para muita gente, essas distrações podem não afetar o estudo. Porém, cada pessoa precisa de condições específicas para se concentrar. Há os que necessitam de silêncio absoluto e aqueles que precisam de um local sem conexão com a internet.
Em locais públicos, como as bibliotecas, o silêncio é regra e a entrada com alimentos ou gadgets costuma não ser permitida. Por isso, se você busca um novo espaço para se preparar para o vestibular, confira a lista abaixo. Selecionamos alguns locais públicos e gratuitos que podem ser utilizados como espaço para concentração e estudo:
Regras de convivência do estudo em local público
> A capacidade de concentração varia de pessoa para pessoa. Alguns se incomodam com o barulho da rua, do ônibus ou de alguém que abre e fecha uma caneta.
> Por isso, é fundamental perceber as diferenças entre as pessoas quando se está em um local público de estudo. Você pode estar concentrado, mas a pessoa ao seu lado, não. Fique atento ao que pode atrapalhar a convivência.
> Barulhos pequenos como o bip de um celular, um saco de balas, bater uma caneta na mesa ou o pé no chão podem fazer com que alguém não consiga estudar.
> Para alguns estudantes, ler baixinho o conteúdo ajuda a fixar a matéria. No entanto, essa prática não é adequada para locais públicos, já que pode dificultar a concentração dos demais.
> Alguns locais não permitem que o aluno coma nem utilize o telefone celular. Observe e respeite as regras de cada local de estudo.
> Mantenha o telefone celular e outros aparelhos no silencioso.
> Quem tem dificuldades de concentração pode utilizar um tampão de ouvido para barrar o ruído. Há modelos à venda em lojas de materiais esportivos ou em ferragens.
> Bibliotecas são bons locais de estudo pois têm material de apoio como livros. Em algumas delas, no entanto, o aluno não pode entrar com os seus livros. Informe-se sobre as regras.

Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS

          Locais:
Memorial do Rio Grande do Sul
Arquivo Histórico do RS - sala 17 Contato: (51) 3227-0882 ou ahrs@sedac.rs.gov.br Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 10h às 17h45min. Na segunda-feira, das 14h às 17h45min. O acesso à sala d...
Arquivo Histórico do RS - sala 17
Contato: (51) 3227-0882 ou ahrs@sedac.rs.gov.br
Funcionamento:
de terça a sexta-feira, das 10h às 17h45min. Na segunda-feira, das 14h às 17h45min. O acesso à sala de pesquisa deve ser até as 17h.
Infraestrutura: sala de pesquisa pode ser usada para estudo
Memorial do Rio Grande do Sul
Rua Sete de Setembro, 1020 - Centro
Porto Alegre - RS, 90010-191, Brazil
(0xx)51 3224-7210
memorial.rs.gov.br
Biblioteca Central da Secretaria Municipal de Educação
Biblioteca Central da Secretaria Municipal de Educação - 4º andar Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 11h30min e das 14h às 17h30min. Infraestrutura: sala de estudo com mesas e cadeiras. ...
Biblioteca Central da Secretaria Municipal de Educação - 4º andar
Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 11h30min e das 14h às 17h30min.
Infraestrutura: sala de estudo com mesas e cadeiras. Bibliotecárias auxiliam na formatação de trabalhos científicos

Porto Alegre - RS, 90020-003, Brazil
Biblioteca Municipal Josué Guimarães
Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues Endereço: Avenida Erico Verissimo, 307 Contato: (51) 3289-8078 Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Sábado, das 14h às 18h (exceto ...
Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues
Endereço: Avenida Erico Verissimo, 307
Contato: (51) 3289-8078
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Sábado, das 14h às 18h (exceto janeiro e fevereiro)
Infraestrutura: a biblioteca com guarda-volumes, mesas e Wi-Fi gratuito para estudantes

Porto Alegre - RS, Brazil
Casa de Cultura Mario Quintana
Contato: (51) 3221-7147 Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 21h. Segunda-feira, das 14h às 21h. Infraestrutura: estudantes podem utilizar salas e bancos da casa para estudar. A Biblioteca Eri...
Contato: (51) 3221-7147
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 21h. Segunda-feira, das 14h às 21h.
Infraestrutura: estudantes podem utilizar salas e bancos da casa para estudar. A Biblioteca Erico Verissimo, localizada no terceiro andar, funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e segundas e sábados, das 14h às 18h. Oferece guarda-volumes e sala de estudo.

Porto Alegre - RS, 90020-003, Brazil
Biblioteca Municipal Josué Guimarães Ramal 1 - Restinga
Centro Administrativo Regional da Restinga (CAR-Restinga) Contato: (51) 3245-1334 Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h ao meio-dia e das 13h30min às 17h Infraestrutura: a biblioteca tem me...
Centro Administrativo Regional da Restinga (CAR-Restinga)
Contato: (51) 3245-1334
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h ao meio-dia e das 13h30min às 17h
Infraestrutura: a biblioteca tem mesas para quem deseja estudar no local.
Porto Alegre - RS, 91790-150, Brazil

Biblioteca Pública do Estado
Endereço: enquanto o prédio passa por reformas, a biblioteca está no terceiro andar da Casa de Cultura Mario Quintana Contato: (51) 3284-5045 Funcionamento: sábado, das 14h às 18h. De terça a sexta-...
Endereço: enquanto o prédio passa por
reformas, a biblioteca está no terceiro andar da Casa de Cultura Mario Quintana
Contato: (51) 3284-5045
Funcionamento: sábado, das 14h às 18h. De terça a sexta-feira, das 9h às 19h. Na segunda-feira, das 14h às 19h.
Infraestrutura: o local tem sala de estudo aberta à comunidade.

Biblioteca Pública Lígia Meurer
Endereço: Rua Câncio Gomes, 786 _ Floresta Contato: (51) 3222-4219 Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30min Infraestrutura: os alunos podem utilizar mesas e cadeiras da biblioteca.

Endereço: Rua Câncio Gomes, 786 _ Floresta
Contato: (51) 3222-4219
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30min
Infraestrutura: os alunos podem utilizar mesas e cadeiras da biblioteca..
Biblioteca Pública Romano Reif
Contato: (51) 3341-5738 Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h Infraestrutura: os alunos podem utilizar mesas e cadeiras da biblioteca.
Contato: (51) 3341-5738
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h
Infraestrutura: os alunos podem utilizar mesas e cadeiras da biblioteca.
Secretaria de Estado de Cultura
Lgo da Bandeira, 64 - Passo da Areia
Porto Alegre - RS, 90520-360, Brazil
(0xx)51 3341-5738
cultura.rs.gov.br
Biblioteca Pública Leopoldo Boeck
Endereço: Rua República do Peru, 398 Contato: (51) 3334-4120 Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h Infraestrutura: é possível utilizar mesas e cadeiras para estudarPorto Alegre - RS...
Fonte: Fábio Mendes, especialista em hábito de estudo - Zero Hora

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Palestras do mundo todo e com legenda em português!

A fundação privativa sem fins lucrativos Tecnologia, Entretenimento, Design (TED), dos Estados Unidos, começou a disponibilizar palestras online com o objetivo de divulgar ideias que merecem ser espalhadas (“ Ideas Worth spreading”). A primeira conferência foi realizada na Califórnia e, desde então, o TED tem contato com vários pensadores, entre eles Steve Jobs, Bill Gates, Bono Vox, Al Gore, James Cameron e Paul Simon. As traduções das palestras para português são feitas por voluntários do Projeto de Tradução Aberta TED.
  
 Educadora: Fabiane Martins (Informática Educativa)




Discografia completa de Caetano Veloso para seus fãs.

Caetano Veloso completou 70 anos e presenteou seus fãs com sua discografia completa: no novo site lançado pelo cantor, é possível ouvir, gratuitamente, as faixas de seus 41 discos. Para fazer download das músicas, no entando, é preciso pagar em torno de um dólar por música, e o disco completo pode custar 10 dolares. O site também oferece as letras das músicas e os encartes dos álbuns.

Educadora: Fabiane Martins (Informática Educativa)



Biblioteca pessoal de Fernando Pessoa

Fernando pessoa – um dos maiores poetas da Língua Portuguesa  - faleceu em novembro de 1935. Muitos leitores conhecem as obras do escritor, espalhadas em livrarias e sebos virtuais. O que poucos sabem é que a biblioteca particular de Fernando Pessoa esta digitalizada e disponível gratuitamente na Internet: são 1142 volumes, de todos os gêneros e em vários idiomas, densamente anotados e manuscritos. A digitalização do acervo foi feita pelo Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. Os livros , no formato PDF e JPG, trazem dedicatórias, anotações, assinaturas, notas, diagramas e poemas do maior poeta da língua portuguesa da história.
Ficou curioso? Confira:

Educadora: Fabiane Martins (Informática Educativa)






quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Guia ajuda a entender a redação do Enem

Manual diferencia desvios graves e leves em relação às normas gramaticais.
O guia lançado nesta semana abrange uma das maiores críticas dos professores em relação à redação do Enem: a correção. Questionada por ser menos analítica que a avaliação de vestibulares como o da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a prova de redação do Enem agora esmiúça como deve ser o texto dos candidatos.
— Antes tínhamos poucos detalhes do que era avaliado, parece que eles estão tentando melhorar — comenta a professora Marta Canella, do Grupo Unificado.
Para Marta, uma das principais diferenças do texto feito no Enem era exatamente a correção, mais conceitual e subjetiva que as dos demais vestibulares. Professora de Redação do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Militar de Porto Alegre, Jésura Chaves explica que o Enem avalia a partir de competências e por níveis — do excelente ao regular —, em vez de impor valores distintos para cada erro.
Além disso, Jésura lembra que o texto do exame nacional pede que o redator defenda um ponto de vista de acordo com uma postura cidadã, ou seja, dentro de critérios considerados politicamente corretos. O final do texto ainda deve conter uma proposta de intervenção social, algo que não costuma ser pedido nos vestibulares tradicionais.
— O Enem avalia as mesmas coisas, só que de forma diferente — resume Jésura.
O lançamento do guia, acreditam as professoras, deve reduzir a angústia dos alunos em relação às exigências da redação do Enem. Como há uma parte teórica, em que se esclarece como o texto será avaliado, e outra prática, onde é possível ler textos com nota máxima, o manual trouxe um pouco mais de clareza para a avaliação.

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/vestibular/noticia/2012/07/guia-ajuda-a-entender-a-redacao-do-enem-3838369.htm

Como alcançar a redação nota 1.000

Confira o que prevê cada competência e, ainda, como alcançar a nota máxima, 200 pontos, em cada um dos cinco quesitos exigidos na redação do Enem.
Competência 1- "Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita"
200 pontos = O participante demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando pouquíssimos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita. Assim, o mesmo desvio não ocorre em várias partes do texto, o que revela que as exigências da norma padrão foram incorporadas aos seus hábitos linguísticos e os desvios foram eventuais. Desvios mais graves, como a ausência de concordância verbal, excluem a redação da pontuação mais alta.
Competência 2 — "Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo"
200 pontos = O participante desenvolve muito bem o tema, explorando os seus principais aspectos. A redação contém uma argumentação consistente, revelando excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo. Isso significa que o texto está estruturado, por exemplo, com: uma introdução, em que a tese a ser defendida é explicitada; argumentos que comprovam a tese distribuídos em diferentes parágrafos; um parágrafo final com a proposta de intervenção funcionando como uma conclusão. Além disso, os argumentos defendidos não ficam restritos à reprodução das ideias contidas nos textos motivadores nem a questões do senso comum.
Competência 3 - "Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista"
200 pontos = O participante seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, configurando autoria, em defesa de seu ponto de vista. Explicita a tese, seleciona argumentos que possam comprová-la e elabora conclusão ou proposta que mantenha coerência com a opinião defendida na redação.
Competência 4 - "Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação"
200 pontos = O participante articula as partes do texto, sem inadequações na utilização dos recursos coesivos. A redação enquadrada neste nível não poderá conter: frases fragmentadas que comprometam a estrutura lógico-gramatical; sequência justaposta de ideias sem encaixamentos sintáticos; ausência de paragrafação; frase com apenas oração subordinada, sem oração principal. Poderá, porém, conter eventuais desvios de menor gravidade: emprego equivocado do conector; emprego do pronome relativo sem a preposição, quando obrigatória; repetição ou substituição inadequada de palavras sem se valer dos recursos oferecidos pela língua. Entretanto, o mesmo erro não poderá se repetir, uma vez que essa pontuação deve ser atribuída ao participante que demonstrar pleno domínio dos recursos coesivos.
Competência 5 — "Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos"
200 pontos = O participante elabora proposta de intervenção clara e inovadora, relacionada à tese e bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. São explicitados os meios para realizá-la.

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/vestibular/noticia/2012/07/como-alcancar-a-redacao-nota-1-000-3838382.html