Concurso também reserva 70 vagas para Direito e quatro para Música, totalizando 134 novas oportunidades.
A criação de 60 novas vagas em cursos de engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (confira o quadro abaixo) responde a uma necessidade do mercado de trabalho e, também, ao desejo dos alunos. O aumento da procura por esses cursos é um dos motivos que impulsionaram a expansão. O apelo do governo federal, que quer estimular a formação desses profissionais, foi outra questão importante.
— O Brasil precisa de mais engenheiros diante do desenvolvimento tecnológico pelo qual passamos — observa a pró-reitora de graduação da universidade, Valquíria Bassani.
Luiz Alcides Capoani, engenheiro civil e presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RS), concorda, mas faz ressalvas:
— A UFRGS é reconhecida, então o crescimento é positivo. Mas precisamos ter cautela, pois a qualidade dos profissionais que chegam ao mercado é algo fundamental.
Com o objetivo de manter a qualidade, Valquíria afirma que a capacidade física da universidade e o número de professores foram avaliados. Parte do crescimento (confira o quadro ao lado), está ligado ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do governo federal.
Já no início do próximo ano, a expectativa da universidade é que um novo prédio, com cerca de 50 salas de aula, fique pronto no campus central. Essa estrutura auxiliaria no crescimento do curso de Direito, por exemplo, que, no último vestibular dobrou o número de vagas e, no próximo, terá outros 70 novos alunos. Sobre o curso de Música, que ganhou apenas quatro vagas, a pró-reitora argumentou que o aprendizado é especial e, em muitos casos, exige acompanhamento individualizado, o que não permite uma expansão maior.
Distribuição das vagas abertas para 2013
> Ciências Jurídicas e Sociais — Noturno: 210
> Engenharia Civil: 160
> Engenharia de Materiais: 40
> Engenharia de Minas: 30
> Engenharia Elétrica: 90
> Engenharia Química: 100
> Música: 65
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comente aqui...