Objetivos deste Blog

“DEVEMOS SER GIGANTES NA FORÇA DO CORAÇÃO”. MADRE CLARA

O objetivo deste Blog, é como ferramenta de mediação e aprendizagem para os educandos do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Rainha do Brasil, promovendo a interação com o mundo do conhecimento, incentivando a troca de ideias. A partir desse instrumento surge uma oportunidade para os educadores promoverem dicas importantes, deixar textos, materiais, entre outros aspectos culturais e informativos. Portanto cabe a nós educadores e educados estar sempre atentos, atualizados, capacitados, utilizando o Blog adequadamente, explorando nosso potencial, para que haja uma recíproca entre professor-aluno. O mundo da aprendizagem, estimula para construção de textos, troca de experiências, e este recurso tecnológico é para dar ênfase aos conteúdos de sala de aula, do Pró Enem e vestibular para que os todos assimilem melhor os conteúdos e possam fazer suas postagens referentes aos assuntos repassados.
O blog é uma reconstrução de ideias.

Visite o portal da nossa escola:
www.rainhadobrasil.g12.br/

terça-feira, 4 de junho de 2013

História no Cinema para Vestibulandos Apresenta 3 Filmes em Junho

Com programação gratuita, ciclo promove palestras sobre conteúdos que caem no vestibular da UFRGS

 

O ciclo História no Cinema para Vestibulandos, que exibe filmes e promove palestras sobre os conteúdos da disciplina que caem no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), completa 10 anos em 2013. As sessões, iniciadas no fim de semana passado com o filme 300, seguem até dezembro. Os encontros, que ocorrem às quartas-feiras e aos sábados, têm entrada franca.

O objetivo do projeto é utilizar o cinema para discutir importantes períodos históricos do Brasil e do mundo. Esta edição tem a parceria do CineBancários e da Sala PF Gastal, com programação em dois núcleos: História Geral e História do Brasil. Os palestrantes são graduandos, graduados, pós-graduandos e professores de História da UFRGS.
Em junho, serão filmes: Cruzada, Xica da Silva e Elizabeth. Em julho, a programação começa com Oliver Twist. Atividades cujo tema for relativo à História do Geral ocorrem no CineBancários (Rua General Câmara, 424). Quando a temática for História do Brasil, as sessões ocorrem na Sala P. F. Gastal, que fica na Usina do Gasômetro (Avenida Presidente João Goulart, 551). As duas salas ficam na Capital.
Em junho, serão três filmes: Cruzada, Xica da Silva e Elizabeth. Em julho, a programação começa com Oliver Twist. Atividades cujo tema for relativo à História do Geral ocorrem no CineBancários (Rua General Câmara, 424). Quando a temática for História do Brasil, as sessões ocorrem na Sala P. F. Gastal, que fica na Usina do Gasômetro (Avenida Presidente João Goulart, 551). As duas salas ficam na Capital.
Onde: Sala P.F. Gastal, na Usina do Gasômetro (Avenida Presidente João Goulart, 551)
Quando: 12 de junho (quarta-feira, 19h)
Tema: Brasil Colônia e Escravismo
Filme: Xica da Silva (de Carlos Diegues, Brasil, 1976, 107 minutos)
Classificação: 16 anos
Palestrante: Bertha Lohmann
Na segunda metade do século 18, a escrava negra Xica da Silva se torna o centro das atenções no Distrito Diamantino, onde estão as minas mais ricas do país. João Fernandes, representante da coroa portuguesa, apaixona-se por Xica e a transforma na Rainha do Diamante, satisfazendo todos os seus desejos extravagantes. Alertado por inimigos do casal, o rei de Portugal manda um emissário a fim de impedir que cresça o poder de Xica na colônia.
Quando: 29 de junho (sábado, 9h30min)
Tema: Século XVI
Filme: Elizabeth (de Shekhar Kapur, Reino Unido, 1998, 124 minutos)
Classificação: 14 anos
Palestrantes: Pedro Cassel e Riva Chevalier
Em 1554, a Inglaterra está dividida entre católicos e protestantes. Com a morte Mary Tudor (Kathy Burke), uma católica fervorosa que estava no poder, sua meia-irmã, Elizabeth (Cate Blanchett), uma protestante convicta, é a primeira na linha de sucessão. Elizabeth herda um país falido, sem exército e com inimigos por todos os lados, até mesmo em sua corte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui...