Material está disponível online e também será distribuído nas escolas públicas.
Em coletiva de imprensa, o ministro da educação, Aloizio Mercadante, e o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, apresentaram um manual para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012.
Intitulado "A redação no Enem 2012 - Guia do participante", o volume tem 48 páginas, dividido em quatro partes. Ele deve ser distribuído nas escolas e já está disponível online no site do Inep.
Estão previstas cópias em braile e na forma ampliada, para pessoas com déficit de visão.
No volume, estão detalhados os critérios de correção baseados nas cinco competências que a redação deve cumprir, divulgadas em maio deste ano junto da criação do guia. Além disso, foram selecionadas dez redações que receberam a nota máxima (mil pontos) no Enem 2011 para aparecerem no guia com comentários. A proposta de redação do Enem 2011 também é analisada na publicação.
Para o presidente do Inep, o objetivo da publicação é tornar o mais transparente possível a metodologia de correção da redação, além de explicar o que se espera do participante em cada uma das competências avaliadas.
O Guia do Participante foi elaborado pela equipe da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) do Inep, em conjunto com especialistas em Língua Portuguesa.
Além do guia de redação, o Inep publica uma chamada pública para convocar as instituições de ensino a fazer estudos e pesquisas em avaliação educacional e psicometria relacionados às provas aplicadas. O objetivo do edital é subsidiar diagnósticos mais precisos e induzir mudanças nas práticas de gestão e ensino, por meio de melhorias nos sistemas de avaliação escolar. O valor total do edital é de R$ 2 milhões.
As cinco competências avaliadas na redação do Enem:
Fonte:
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/vestibular/noticia/2012/07/mec-e-inep-lancam-guia-para-a-redacao-do-enem-3837175.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comente aqui...