Relação de leituras da UFRGS traz nomes como Nelson Rodrigues, Jorge Amado e Lya LuftDivulgada na manhã de ontem, a lista de leituras obrigatórias para o próximo vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ficou mais acessível e mesmo mais pop com a chegada de autores bastante conhecidos do público.
Das 12 obras, quatro são novidades: Terras do Sem Fim, de Jorge Amado, Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues, As Parcerias, de Lya Luft, e uma seleção de 12 contos de Murilo Rubião. Foram retiradas da lista as obras Manuelzão e Miguilim (Campo Geral e Uma Estória de Amor), de Guimarães Rosa, O Pagador de Promessas, de Dias Gomes, Feliz Ano Novo, de Rubem Fonseca, e O Filho Eterno, de Cristóvão Tezza.
Na avaliação do professor de literatura do Grupo Unificado Pedro Gonzaga, as trocas foram positivas pois as novas obras têm leitura mais fluente em comparação com as que não serão mais exigidas.
– Todas são de autores relevantes e consagrados, que podem ser encontradas com facilidade. Vale destacar a valorização da literatura gaúcha, que com os livros de Lya Luft, Moacyr Scliar (O Centauro no Jardim) e Simões Lopes Neto (Contos Gauchescos), representam um quarto do total.
Presente em outros vestibulares, inclusive de universidades do país, Lya diz que se sente homenageada por ter um de seus textos na lista da UFRGS:
– É uma alegria, uma honra para qualquer escritor. Estar na lista aumenta o público e o contato com o leitor. Também é bom para que os jovens conheçam a literatura contemporânea, feita por uma autora gaúcha.
Confira abaixo os comentários do professor Pedro Gonzaga sobre as quatro novas obras selecionadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comente aqui...