Vestibulandos e candidatos ao Enem devem prestar atenção a temas atuais e de grande repercussão, que costumam aparecer nos concursos.
As provas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) reservam espaço para temas atuais, que podem servir de mote para abordar conteúdos tradicionais ou mesmo serem o foco principal da questão. Por isso, os professores são unânimes ao dizer que, além do estudo, os alunos têm de consumir notícias.
O “prazo de validade” de um assunto considerado como atualidade pode ser variável. A mudança na cúpula da Igreja Católica e a morte do presidente venezuelano Hugo Chávez, por exemplo, são temas bastante recentes que podem ter consequências que perdurem até o Enem, no fim deste ano, e o vestibular da UFRGS, possivelmente em janeiro de 2014. Contudo, tópicos mais antigos ligados à sustentabilidade, como reciclagem e energias renováveis, seguem em debate – o que os torna candidatos a aparecerem em perguntas de química (pelos processos químicos), geografia (pelo valor socioeconômico) e biologia (pelo impacto ambiental).
Saiba mais:
Fonte: ZH 02/04/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comente aqui...