Objetivos deste Blog

“DEVEMOS SER GIGANTES NA FORÇA DO CORAÇÃO”. MADRE CLARA

O objetivo deste Blog, é como ferramenta de mediação e aprendizagem para os educandos do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Rainha do Brasil, promovendo a interação com o mundo do conhecimento, incentivando a troca de ideias. A partir desse instrumento surge uma oportunidade para os educadores promoverem dicas importantes, deixar textos, materiais, entre outros aspectos culturais e informativos. Portanto cabe a nós educadores e educados estar sempre atentos, atualizados, capacitados, utilizando o Blog adequadamente, explorando nosso potencial, para que haja uma recíproca entre professor-aluno. O mundo da aprendizagem, estimula para construção de textos, troca de experiências, e este recurso tecnológico é para dar ênfase aos conteúdos de sala de aula, do Pró Enem e vestibular para que os todos assimilem melhor os conteúdos e possam fazer suas postagens referentes aos assuntos repassados.
O blog é uma reconstrução de ideias.

Visite o portal da nossa escola:
www.rainhadobrasil.g12.br/

terça-feira, 23 de abril de 2013

Vestibular - Treino no frio

Concursos do meio do ano podem apresentar armadilhas.
A corrida por uma vaga no curso Superior desejado tem dois grandes momentos: os vestibulares de inverno e verão. Na analogia do especialista em métodos de estudo Fábio Mendes, os concursos são, respectivamente, como uma meia-maratona e uma maratona.
Na avaliação de Mendes, é válido participar de processos seletivos no meio do ano como treino para o verão e mesmo “a valer”, afinal, a vaga é a mesma.
Contudo, o professor de física Ênio Kaufmann, do Grupo Unificado, faz um alerta a quem quer treinar:
– Não é um bom indicativo, pois não é um teste real – avalia, considerando as diferenças de número de candidatos e vagas, bem como de cursos oferecidos.
Outro detalhe tem caráter psicológico. Segundo o professor de matemática Gustavo Reis, o estudante deve encarar o vestibular de inverno com leveza:
– Não ser aprovado pode gerar insegurança. São menos candidatos, mas também são menos vagas.

Programe-se para vestibulares de invernoConfira as datas das provas e o prazo de inscrições para concursos de universidades privadas gaúchas
PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Inscrições: de 9 a 31 de maio
Provas: 15 e 16 de junho
Informações: www.pucrs.br/vestibular
UCS – Universidade de Caxias do Sul
Inscrições: 2 de maio a 10 de junho
Provas: 23 de junho
Informações: www.ucs.br
Ulbra – Universidade Luterana do Brasil
Inscrições: a definir
Provas: 8 de junho
Informações: www.ulbra.br/vestibular
Unicruz – Universidade de Cruz Alta
Inscrições: a definir
Provas: 6 de julho
Informações: www.unicruz.edu.br
Unijuí – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Inscrições: 27 de maio a 1º de julho
Provas: 7 de julho
Informações: www.unijui.edu.br
Unisc – Universidade de Santa Cruz do Sul
Inscrições: de 3 de maio a 13 de junho
Provas: 22 de junho
Informações: www.unisc.br
UPF – Universidade de Passo Fundo
Inscrições: a definir
Provas: 29 de junho
Informações: www.upf.br
URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Inscrições: de 3 a 21 de junho
Provas: 29 de junho
Informações: www.vestibular.uri.br
A Universidade Feevale, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a Universidade da Região da Campanha (Urcamp) e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) ainda não definiram as datas das provas e os períodos de inscrição.

Cuidado! - Cursos como Farmácia ou Odontologia podem receber inscrições de candidatos para Medicina – que geralmente só é oferecido no verão. A participação destes treineiros costuma elevar a média de aprovação.
Características das provas
- De acordo com o professor Ênio Kaufmann, as provas de inverno e verão das universidades que promovem dois vestibulares por ano não apresentam mudanças em suas características.
Para testar conhecimentos
- Encare os exames como um simulado.
Fique atento a suas reações. O vestibular de inverno pode ser um termômetro para o verão. Habitue-se ao tempo de prova. É um bom parâmetro para verificar como você lida com a resolução de questões mais complicadas e com a redação.

Fonte: ZH - 23/04/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui...