Pietro Benedetti Teixeira Webber, 14 anos, encantou-se há pouco com os textos do filósofo e crítico francês Jean-Paul Sartre. Com orientação do professor de filosofia, leu O Existencialismo É um Humanismo e hoje recomenda para os amigos o título. O resultado dessa e de outras leituras veio na semana passada, com o listão do vestibular da PUCRS: Pietro foi aprovado em Direito com nota máxima na redação.
Ele tem uma resposta objetiva sobre seu desempenho na redação:
— Leio um pouco de tudo. A minha ideia é ir além das leituras recomendadas pelos professores, e isso ajuda a construir a argumentação.
Entre os três temas propostos no concurso, que incluíam cidadania e preconceito, decidiu escrever sobre a importância de conhecer e desenvolver a norma culta da língua. Acostumado a organizar e listar os argumentos que vai usar na redação, Pietro lembrou de uma aula de Latim, na hora de redigir. Para defender a norma culta, ele citou a morte do latim clássico e do anglo-saxão. Mesmo com bastante dedicação à leitura e à escrita, literatura não está entre as matérias preferidas dele. As eleitas são história, geografia e física.
A ideia de prestar a prova apenas para testar seus conhecimentos foi aprovada. Mesmo sem ter visto parte do conteúdo, Pietro acredita que sentir o clima do vestibular e alcançar bom desempenho alcançado na redação o ajudarão na prova para valer, no início de 2014. A aprovação precoce de Pietro, que não decidiu que curso deseja seguir, não foi a primeira na família. A mãe dele, Giovanna Benedetti, também ingressou mais cedo na escola e foi aprovada em Direito, na Universidade de Passo Fundo (UPF), aos 15 anos.
Natural de Passo Fundo, no Noroeste, Pietro veio para Porto Alegre na 2ª série do Ensino Fundamental e, a cada quinze dias, volta à cidade natal para visitar o pai, o agricultor Lisandro Webber, que permanece no interior. O estímulo dos pais, que sempre leram bastante, é um dos motivos apontados por ele para o gosto por livros, jornais e revistas. Agora, a aprovação na PUCRS é um estímulo para os colegas, que também querem prestar vestibular como treineiros:
— Estou na mesma turma desde o início do Ensino Fundamental, e meus colegas são amigos. Todos ficaram muito felizes — comenta Pietro.
As dicas do Pietro para escrever uma boa redação:
— Alguns professores ensinam fórmulas prontas para escrever redação. Alguns alunos gostam, eu prefiro organizar minhas ideias e escrever.
— Faça um esquema dos argumentos que você pode usar antes de escrever.
— A leitura propicia um vocabulário maior, essencial para uma boa redação. Além disso, ajuda a construir o texto e argumentar. Por isso, leia bastante.
— Estude gramática para escrever um texto sem erros.
— Não leia apenas as leituras obrigatórias e o que o colégio indica. Vá além. A leitura de diferentes temas ajuda na escrita.
Sugestões de leitura do Pietro:
O Existencialismo É um Humanismo — Jean Paul Sartre
O Príncipe — Maquiavel
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comente aqui...