O número de alunos é cada vez maior , de todos os cantos, tensos com suas horas de estudo. São alunos de várias idades, que fazem ou não cursinho, e que não estão conseguindo dosar seu tempo de estudos.
Se você estiver confiante e calmo, o estudo está rendendo. Às vezes a cobrança infundada excessiva e a falta de auto estima afetam frontalmente nossa capacidade de retenção do conteúdo. Já dei dezenas de dicas de estudo e montei vários horários para vocês, mas hoje pretendo falar de uma maneira mais "informal". Você, deve reservar poucos minutinhos para esse texto.
Aprofunde:> Como lidar com o medo da reprovação no vestibular> Horário de estudos completo> As vantagens de estudar por conta própria
Existem técnicas, existem horários, existem diferentes modos de estudar, além de várias maneiras de fazer seu tempo render, sua leitura ser mais dinâmica e tudo o mais. Mas, absolutamente nada disso tem muito importância. Tudo isso sugere um mecanismo que, apesar de possuir potencial para ajudar o aluno a alcançar seu objetivo, não cria o gosto (tão necessário) pela leitura e não prepara para a vida, mas apenas para alguns momentos em que a leitura de determinados textos se faz necessária para determinada prova ou concurso.
Por mais que deva ser complementada, a máxima que diz que para passar "basta estudar" faz sentido. Basta ler, amigo. E estudar, nada mais é do que ler. Ler muito, gostar de ler. Esqueça aquela coisa de sublinhar os pontos interessantes do texto, esqueça a obrigatoriedade de resolver exercícios. Pegue um bom livro de Física, Química, Geografia ou seja qual for o assunto que você deseje estudar, e leve-o com você para a mesa, para o balcão da cozinha, para a escrivaninha ou para a cama. Leia, se interesse pelo o que está lendo, faça perguntas, veja se realmente entendeu o que leu. Essa é a essência da compreensão de qualquer conteúdo. Não marque tempo, não tenha hora pra começar ou acabar, simplesmente comece a ler.
É comum vermos muitos alunos e professores colocando o tempo de 10 horas de estudo por dia como o ideal para passar em vestibulares mais concorridos. Mas isso não faz sentido: o potencial de aprovação não pode jamais ser medido pelo tempo de estudo, mas pela qualidade do mesmo. De nada adianta estudar da hora de acordar à hora de dormir, de segunda a segunda. Isso é um mito propagado por educadores de décadas atrás, pessoas que generalizavam a questão do estudo na tentativa simplificar uma das maiores dúvidas dos alunos. Muitas horas de estudo acabam sendo consequência do interesse pela leitura, mas, não tenha dúvida, o aluno que estuda compenetrado durante uma hora por dia, vai, certamente, se sair melhor que o aluno que se debruça perdidamente sobre livros, folhas e apostilas durante 12 horas por dia.
Fonte: http://www.papodeestudante.com/2011/03/estudar-quantas-horas-por-dia-para-o.html
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir