Conforma consta no site do Enem “a redação deve ser um texto dissertativo argumentativo de no máximo 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação problema e de subsídios oferecidos para que o participante desenvolva uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural”.
- O ENEM considera “texto suficiente” a partir de sete linhas. Porém, busque escrever 20 linhas pelo menos – aquém disso dificilmente haverá consistência em um texto dissertativo.
- “Situação problema” nada de mais e do que um tema voltado parta o âmbito social em que se observam aspectos preocupantes, negativos no Brasil, tais como a fome, a violência urbana, o analfabetismo, a sustentabilidade ambiental, por exemplo. O tema é amplo, por isso é importante você escolher pelo menos um enfoque para não fazer uma abordagem generalizante, repleta de ideias do senso comum.
Fonte: Jornal da Redação Unificado - Edição- Ano15 Nº52 - Outubro-2011.
Seu texto precisa de coesão!
Você, vestibulando, já deve ter escutado ou lido esta palavra: coesão. O que ela significa? Ainda, por que é mtão importante na redação de vestibular?
Primeiramente, a coesão textual costuma ser um item de avaliação de texto em muitos concursos vestibulares. Tanto na correção da prova de redação do ENEM quanto na da UFRGS, ela se faz presente. Observe no quadro abaixo:
Nesse quadro, você deve ter percebido que coesão textual não é um ponto específico da gramática, é muito mais que isso: por meio dela são feitas as relações e referências entre as frases no texto, isto é, a articulação entre os elementos, as ideias presentes no texto. Logo, coesão é ligação, é conexão.
Redação em Pauta - ENEM
Fonte: Jornal da Redação Unificado - Ano 15 nº52 - Outubro 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comente aqui...