No começo dos anos 80 tinha um programa na televisão, acho que nos domingos de manhã, chamado Inglês com Música. Lembro que foi ali que tive o primeiro contato com o aprendizado da língua.
E também vi que é uma maneira divertida e relaxante de aprender inglês. E também que acabei de entregar a idade...
Mas cuidado, é preciso escolher bem a música que será trabalhada. Evite armadilhas como RAP, por exemplo, onde nem eles entendem direito o que estão falando, uma vez que trazem gírias e coloquialismos das ruas. Sem falar nos palavrões. E põe palavrões nisso.
E pra termos uma base de como é complicado simplesmente pegarmos uma música a esmo, sem escolher, imagine um aprendiz de língua portuguesa lá fora pegar uma música do Djavan, por exemplo! Ao se deparar com:
"Açai, guardiã
Zum de besouro um imã
Branca é a tez da manhã"
Zum de besouro um imã
Branca é a tez da manhã"
Ele vai sair correndo, pois não vai entender nada.
E pra falar a verdade nem eu entendo direito as letras do Djavan...
O ideal é procurar músicas que tragam questões que você está estudando, como por exemplo, "I Still Haven't Found What I'm Looking For", do U2, que é praticamente toda em present perfect simple. Ou "Yesterday" dos Beatles, com bastante simple past. Da banda canadense 'The Barenaked Ladies, a música "If I had a Million Dollars" trabalha second conditional, e "Ironic" da Alanis Morissette, traz bastantes expressões idiomáticas e alguns phrasal verbs.
Também um exercício simples e bem legal é simplesmente ouvir a música e anotar o máximo de frases, expressões ou palavras que você identificar. Depois basta checar lendo a letra.
E cante junto! Essa é uma das formas mais rápidas e divertidas de melhorar a sua pronúncia, e de acordo com a BPS Research Digest, pesquisadores concluíram que estudar com música é também uma forma mais fácil de guardar vocabulário.
Então não perca tempo! Limpe a garganta e let's sing!
That's it, guys!
Stay tuned for more hints!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comente aqui...