Objetivos deste Blog

“DEVEMOS SER GIGANTES NA FORÇA DO CORAÇÃO”. MADRE CLARA

O objetivo deste Blog, é como ferramenta de mediação e aprendizagem para os educandos do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Rainha do Brasil, promovendo a interação com o mundo do conhecimento, incentivando a troca de ideias. A partir desse instrumento surge uma oportunidade para os educadores promoverem dicas importantes, deixar textos, materiais, entre outros aspectos culturais e informativos. Portanto cabe a nós educadores e educados estar sempre atentos, atualizados, capacitados, utilizando o Blog adequadamente, explorando nosso potencial, para que haja uma recíproca entre professor-aluno. O mundo da aprendizagem, estimula para construção de textos, troca de experiências, e este recurso tecnológico é para dar ênfase aos conteúdos de sala de aula, do Pró Enem e vestibular para que os todos assimilem melhor os conteúdos e possam fazer suas postagens referentes aos assuntos repassados.
O blog é uma reconstrução de ideias.

Visite o portal da nossa escola:
www.rainhadobrasil.g12.br/

terça-feira, 6 de maio de 2014

Como a célula aparece em questões do vestibular e do Enem

Professor Ricardo Velloso traça paralelos e diferenças entre o assunto nos diferentes concursos:

Qual a diferença entre o retículo endoplasmático liso e o rugoso? Qual a função da mitocôndria? Você pode não esbarrar em nenhuma dessas questões no Enem ou no vestibular, mas o encontro com a célula, suas estruturas e funções é certo.
Segundo o professor de biologia do Grupo Unificado Ricardo Velloso, saber citologia é essencial para quem tenta uma vaga na universidade — seja nos exames da UFRGS e do Enem, seja em provas mais curtas como a da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que tem apenas seis questões de ciências biológicas.
— No Enem, há questões longas, o que ocasiona uma grande preocupação, pois o tempo de leitura do enunciado para correta interpretação compromete o tempo da prova — alerta Velloso.
O professor explica que a prova da UFRGS valoriza o raciocínio lógico. Citologia, genética, ecologia e botânica correspondem a 50% do conteúdo cobrado.
Velloso selecionou questões sobre a célula em três provas diferentes (UFRGS, Unisc e Enem). Confira a correção e as sutilezas de cada uma delas.
Enem (2013) - Questão 73
 
Uma indústria está escolhendo uma linhagem de microalgas que otimize a secreção de polímeros comestíveis, os quais são obtidos do meio de cultura de crescimento. Na figura podem ser observadas as proporções de algumas organelas presentes no citoplasma de cada linhagem.
Qual é a melhor linhagem para se conseguir maior rendimento de polímeros secretados no meio de cultura?
a) I
b) II
c) III
d) IV
e) V

Comentário do professor Velloso
Uma questão bem elaborada e objetiva, em que a interpretação adequada do aluno leva à resposta correta. Tirando o núcleo, que tem o mesmo percentual em todas as células, a quantidade das demais organelas varia. A pergunta é sobre o maior rendimento de polímeros secretados, e como o Complexo Golgiense é responsável pela secreção. Fica fácil de ver que a linhagem I é a que representa a condição apresentada pela questão. Resposta A. Um detalhe que o aluno deve cuidar é que quando uma célula secreta uma substância, outras organelas estão envolvidas, pois a substância previamente foi sintetizada para posterior armazenamento, e só então será secretada. Mas, para que tudo isso ocorra, é necessário energia na forma de ATP. Por isso, muita atenção nas opções B, D e E, que podem levar a um erro de interpretação (mitocôndrias e retículo endoplasmático com maior percentual nessas opções).
UFRGS (2012) - Questão 4
No bloco superior, abaixo, são citados dois componentes do sistema de membranas internas de uma célula eucariótica; no inferior, funções desempenhadas por esses componentes.
Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.
1 - retículo endoplasmático liso 
2 - sistema golgiense

( ) modificação de substâncias tóxicas 
( ) síntese de lipídeos e esteroides 
( ) secreção celular 
( ) síntese de polissacarídeos da parede celular vegetal

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
(A) 1 — 2 — 2 — 1.
(B) 1 — 1 — 2 — 2. 
(C) 1 — 2 — 2 — 2. 
(D) 2 — 2 — 1 — 1. 
(E) 2 — 1 — 1 — 1.

Comentário do professor Velloso
Questão bem simples, que associa duas organelas celulares e suas funções. O retículo endoplasmático liso, além de sintetizar lipídeos, tem relação com o armazenamento de substâncias na célula e seu transporte. Ele é importante na eliminação de substâncias tóxicas ingeridas por meio dos alimentos industrializados, agrotóxicos presentes nos vegetais e drogas em geral, como fármacos ou drogas ilícitas. Esse processo é chamado detoxificação e ocorre nas células hepáticas. O Complexo Golgiense é responsável pela síntese de polissacarídeos, armazenamento de substâncias, secreção celular, origem do lisossomo e formação do acrossoma do espermatozoide. Resposta B.
UNISC (2013) - Questão 49
Considere as afirmativas abaixo.
I - Digerem materiais incorporados por endocitose. 
II - Participam da síntese de esteroides.
III - Participam da biogênese das membranas celulares.
IV - Contêm enzimas digestivas.

São verdadeiras para os lisossomos
a) somente as afirmativas I, II e III.
b) somente as afirmativas I, III e IV.
c) somente as afirmativas III e IV.
d) somente as afirmativas I e IV. 
e) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Comentário do professor Velloso
Questão muito fácil, uma vez que relaciona as funções e características dos lisossomos: digestão intracelular por autofagia ou heterofagia e é rico em enzimas digestivas. 
Resposta D
Fonte: Zero Hora - 01/05/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui...