Objetivos deste Blog

“DEVEMOS SER GIGANTES NA FORÇA DO CORAÇÃO”. MADRE CLARA

O objetivo deste Blog, é como ferramenta de mediação e aprendizagem para os educandos do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Rainha do Brasil, promovendo a interação com o mundo do conhecimento, incentivando a troca de ideias. A partir desse instrumento surge uma oportunidade para os educadores promoverem dicas importantes, deixar textos, materiais, entre outros aspectos culturais e informativos. Portanto cabe a nós educadores e educados estar sempre atentos, atualizados, capacitados, utilizando o Blog adequadamente, explorando nosso potencial, para que haja uma recíproca entre professor-aluno. O mundo da aprendizagem, estimula para construção de textos, troca de experiências, e este recurso tecnológico é para dar ênfase aos conteúdos de sala de aula, do Pró Enem e vestibular para que os todos assimilem melhor os conteúdos e possam fazer suas postagens referentes aos assuntos repassados.
O blog é uma reconstrução de ideias.

Visite o portal da nossa escola:
www.rainhadobrasil.g12.br/

segunda-feira, 18 de junho de 2012

PRÓ ENEM 2012 – PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Pré ENEM
A partir da 1ª Série do Ensino Médio são  oferecidos  dois encontros mensais, para os alunos irem se familiarizando com as questões do Enem.
DATA
TEMA
Competências
Habilidades
20/03 - Matemática
Regra de Três
compreender fenômenos;
construir argumentações.
compreender e utilizar variáveis;
inter-relacionar linguagens
conhecer as formas geométricas.
10/04- Matemática
Porcentagem e Juros
compreender fenômenos;
construir argumentações.
compreender e utilizar variáveis;
inter-relacionar linguagens
conhecer as formas geométricas.
08/05 - Linguagem
Interpretação de diferentes tipologias textuais
dominar linguagens;
enfrentar situações-problema;
construir argumentações.
compreender as variantes lingüísticas;
valorizar a diversidade cultural;
compreender diferentes pontos de vista;
compreender dados históricos e geográficos.
29/05 - Matemática
Sistemas e Equações
compreender fenômenos;
construir argumentações.
compreender e utilizar variáveis;
inter-relacionar linguagens
conhecer as formas geométricas.
19/06 – Ciências da Natureza
Leitura e Interpretação de Tabelas e Gráficos
dominar linguagens;
compreender fenômenos;
enfrentar situações-problema;
 construir argumentações;
elaborar propostas de intervenção solidária.
compreender e utilizar gráficos;
inter-relacionar linguagens
utilizar indicadores sociais;

10/07 – Linguagem
Redação – Proposta do ENEM
dominar linguagens;
enfrentar situações-problema;
 construir argumentações;
elaborar propostas de intervenção solidária.
contextualizar arte e literatura;
compreender as variantes lingüísticas;
valorizar a diversidade cultural
compreender dados históricos e geográficos.
14/08 – Ciências Humanas
Conflitos Contemporâneos
construir argumentações;
 elaborar propostas de intervenção solidária.
compreender e utilizar gráficos;
utilizar indicadores sociais;
contextualizar processos históricos; compreender dados históricos e geográficos.
28/08 – Ciências da Natureza
Transformação da Matéria
dominar linguagens;
compreender fenômenos;
enfrentar situações-problema;
 construir argumentações.
compreender a diversidade da vida;
conhecer as formas geométricas.


11/09- Linguagem
Linguagem Modernista
dominar linguagens;
compreender fenômenos;
 enfrentar situações-problema.
compreender e utilizar variáveis;
inter-relacionar linguagens;
contextualizar arte e literatura;
compreender as variantes lingüísticas;
valorizar a diversidade cultural;
compreender diferentes pontos de vista;
compreender dados históricos e geográficos.
25/09-Ciências Humanas
Valores éticos
construir argumentações;
elaborar propostas de intervenção solidária.
analisar dados estatísticos;
utilizar indicadores sociais;
contextualizar processos históricos;
dados históricos e geográficos.
23/10 – Ciências da Natureza
Tipos de Energia (Energia Renovável)
dominar linguagens;
compreender fenômenos;
enfrentar situações-problema;
construir argumentações;
elaborar propostas de intervenção solidária.
compreender e utilizar variáveis;
compreender a geração e o uso de energia;
compreender a utilização dos recursos naturais.


13/11 – Ciências Humanas
Transformações e Relações Sociais
construir argumentações;
elaborar propostas de intervenção solidária.
analisar dados estatísticos;
utilizar indicadores sociais;
contextualizar processos históricos;
dados históricos e geográficos.

Aula de Geografia com Profº Jeferson Souza