Objetivos deste Blog

“DEVEMOS SER GIGANTES NA FORÇA DO CORAÇÃO”. MADRE CLARA

O objetivo deste Blog, é como ferramenta de mediação e aprendizagem para os educandos do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Rainha do Brasil, promovendo a interação com o mundo do conhecimento, incentivando a troca de ideias. A partir desse instrumento surge uma oportunidade para os educadores promoverem dicas importantes, deixar textos, materiais, entre outros aspectos culturais e informativos. Portanto cabe a nós educadores e educados estar sempre atentos, atualizados, capacitados, utilizando o Blog adequadamente, explorando nosso potencial, para que haja uma recíproca entre professor-aluno. O mundo da aprendizagem, estimula para construção de textos, troca de experiências, e este recurso tecnológico é para dar ênfase aos conteúdos de sala de aula, do Pró Enem e vestibular para que os todos assimilem melhor os conteúdos e possam fazer suas postagens referentes aos assuntos repassados.
O blog é uma reconstrução de ideias.

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terça-feira, 4 de setembro de 2012

Vestibular - Encaixe as peças Para o Enem

Especialistas auxiliam estudantes que têm no Enem sua principal chance de conseguir uma vaga no Ensino Superior dividido em áreas do conhecimento, em vez das tradicionais disciplinas, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exige dos alunos muito raciocínio. Para conseguir responder da forma correta, é preciso articular o que foi assimilado durante o ano e saber interpretar.
– O estudante deve apurar sua leitura do mundo, ler reportagens de jornal, por exemplo, e ficar atento a como os fatos aconteceram e quais são seus prováveis motivos – explica a professora Roselane Costella, da Faculdade de Educação da UFRGS, pesquisadora do Enem.
- Embora as questões sejam de múltipla escolha, a correção da prova é feita com o sistema estatístico Teoria da Resposta ao Item (TRI), que analisa o desempenho do aluno em toda a prova, considerando questões fáceis e difíceis.
– Há menos fórmulas, então o aluno tem de aprender sem decorar. Além disso, deve focar nas questões mais simples primeiro – afirma o pesquisador e consultor da Fundação Cesgranrio Ruben Klein.
Para ter sucesso na avaliação, a professora Roselane sugere que os alunos organizem seu tempo, façam simulados e conectem os assuntos que podem cair nas provas.
A próxima edição do Enem, marcada para os dias 3 e 4 de novembro, exige organização para estudar. Por isso, o caderno Vestibular elaborou um manual para auxiliar os estudantes que têm o exame como principal forma de ingresso à universidade.
Para vencer o Enem:
Organizar o tempo dedicado a cada questão é fundamental.
Professora da Faculdade de Educação da UFRGS, Roselane Zordan Costella pesquisa o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desde março deste ano, tem conversado com professores e estudantes que se preparam para o exame. Entre as principais dúvidas dos alunos, estão a administração do tempo, formas de estudar e como funciona a correção da prova.
Questionada sobre a existência de capacidades específicas que levem ao sucesso na avaliação, a professora explica que habilidades representam processos mentais de aprendizagem que, muitas vezes, o aluno desenvolve sem se dar conta.
– Na prova do Enem, são cobradas inúmeras habilidades que, quando articuladas pelos estudantes, os tornam competentes para lidar com os conteúdos.
Entre as mais importantes, estão ler, conseguir interpretar, saber defender um ponto de vista, argumentar e pensar nas propostas dadas. Para Roselane, aplicar os conceitos teóricos em situações cotidianas também é fundamental.
Habilidades importantes para vencer a prova:
- Interpretar
- Ler com competência
- Saber defender um ponto de vista
- Argumentar
- Pensar nas propostas dadas
- Resolver situações consideradas problema
- Administrar o tempo
 - Aplicar conceitos em situações cotidianas

 Como reunir as peças e ter sucesso Redação
 - Observe as pequenas mudanças que ocorreram na redação e leia cada uma das competências apontadas para entender o que significa escrever diante dessas exigências. Também é importante desenvolver redações com temas sociais, utilizando conceitos trabalhados no Ensino Médio. Rever os temas cobrados no Enem desde 1998 é interessante para ver qual é a proposta dessa dissertação. Leia e escreva muito. Peça ajuda aos professores.
 
Atualidades
- Apure sua leitura de mundo, leia reportagens de jornal extraindo delas o conhecimento e, também, as informações sobre a temporalidade dos acontecimentos, além de como e por que aconteceram.
 - Fique atento às questões atuais que estão sendo comentadas: atos de corrupção, divisão de renda, baixo desempenho do Ensino Médio, questões ambientais tratadas no Rio de Janeiro, durante a Rio+20, sustentabilidade e outros. Faça constantemente a relação dos acontecimentos cotidianos com as fórmulas de química, física e matemática, por exemplo. Estude história pensando no contexto e observe em mapas onde o fato ocorreu.
Simulados
- Treine com questões e simulados, fazendo cada questão em pouco tempo. Corrija de forma consciente, observando o que errou e por que errou. Também simule a administração do tempo, se fizer um grupo de 10 questões, por exemplo, estipule um tempo de dois minutos por questão. Se for simular as 90 questões, utilize um tempo aproximado de três minutos para cada uma.
 Principais temas
- Urbanização, energias, ambiente, estatística, saúde e outros temas que aparecem, historicamente, em todas as provas do Enem, devem ser revistos. Além disso, estude esses conteúdos pensando em interpretá-los a partir de problemas. Analise as provas de matemática e veja como os problemas são solicitados. Estude probabilidade, geometria e outros conteúdos observando como são cobrados no exame.
Revisão
- Revise os conteúdos da mesma forma que faria com outro vestibular, mas priorize a compreensão dos assuntos.
Tranquilidade
- Mantenha um ritmo de estudo para não se angustiar na última semana. Não esqueça que a consciência de que se fez tudo o que se podia fazer é o melhor tranquilizante.
Entenda a nota
A correção das questões objetivas do Enem ocorre da maneira usual, no entanto, a atribuição das notas nas provas é feita a partir de uma teoria matemática chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI). Esse método estatístico modela, para cada questão, a probabilidade de o aluno acertar o item em função de sua capacidade. No modelo utilizado, o resultado final não será igual ao número de respostas corretas, com uma simples soma, como ocorre em muitos vestibulares. Os itens têm “pesos” diferentes e, por isso, dois alunos com o mesmo número de acertos podem ter notas diferentes. O modelo da TRI utilizado leva em conta a consistência das respostas, isto é, o padrão de resposta do candidato. Por isso, não faz sentido o aluno acertar algumas questões difíceis e errar as fáceis.
– No caso de o aluno acertar apenas as questões mais difíceis, o sistema o penalizará, pois entende que isso não é razoável – explica Ruben Klein, consultor da Fundação Cesgranrio.
É importante acertar as questões fáceis
Então, a sugestão de Klein é que os alunos primeiro identifiquem as perguntas que têm mais certeza da resposta e respondam essas antes. Em seguida, a proposta é responder as questões mais difíceis. Também não se deve deixar resposta em branco, pois qualquer acerto, mesmo casual, acrescenta alguns pontos na nota final.
Além disso, Klein lembra que a prova não costuma exigir conteúdos decorados e, sim, o raciocínio do aluno. Para Roselane, o aluno tem de estar consciente de que deparará com questões que valem mais, mas que isso não depende da escolha do curso, como em alguns vestibulares. Também é importante ter em mente que a redação vale 1000 pontos, um peso significativo que deve levar o aluno a se concentrar mais.
– Ter consciência de como funciona a correção é importante e acaba fazendo com que os candidatos estudem de forma diferente – completa a professora.
Fonte: ZH
 
 

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