Objetivos deste Blog

“DEVEMOS SER GIGANTES NA FORÇA DO CORAÇÃO”. MADRE CLARA

O objetivo deste Blog, é como ferramenta de mediação e aprendizagem para os educandos do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Rainha do Brasil, promovendo a interação com o mundo do conhecimento, incentivando a troca de ideias. A partir desse instrumento surge uma oportunidade para os educadores promoverem dicas importantes, deixar textos, materiais, entre outros aspectos culturais e informativos. Portanto cabe a nós educadores e educados estar sempre atentos, atualizados, capacitados, utilizando o Blog adequadamente, explorando nosso potencial, para que haja uma recíproca entre professor-aluno. O mundo da aprendizagem, estimula para construção de textos, troca de experiências, e este recurso tecnológico é para dar ênfase aos conteúdos de sala de aula, do Pró Enem e vestibular para que os todos assimilem melhor os conteúdos e possam fazer suas postagens referentes aos assuntos repassados.
O blog é uma reconstrução de ideias.

Visite o portal da nossa escola:
www.rainhadobrasil.g12.br/

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Saiba como usar material disponível na internet para vencer o Enem e o vestibular.

Seção Web Aluno traz vídeos recomendados por professores sobre conteúdos que podem aparecer nas provas.

Com um vasto conteúdo educacional gratuito, a internet pode ser uma ótima fonte para estudantes que estão de olho na universidade. O caderno Vestibular inicia uma nova série para ajudar na sua preparação.
Nas próximas semanas, a seção Web Aluno vai trazer dicas de vídeos ou sites com videoaulas que podem ser úteis para quem pretende fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e esclarecer algumas dúvidas do tipo "Como aprender sem um professor ao lado explicando a matéria?" ou "Enquanto assisto ao vídeo, devo fazer anotações?".
Conforme o professor de matemática Gustavo Reis, que mantém o Mathetc.tv — canal no YouTube com videoaulas organizadas de acordo com as competências cobradas nas provas do Enem —, é importante fazer ao menos duas visualizações:
— A primeira deve ser feita sem o compromisso de anotar, é para tentar entender o conteúdo. Na segunda, o estudante deve ser mais cuidadoso, fazendo pausas e anotações para criar um mapa mental.
Já o professor de história do Grupo Unificado Felipe Pimentel sugere que o vídeo seja usado como recurso de contextualização:
— Estudar com vídeos não é como estudar com livros, quando a gente para a leitura e volta um capítulo. Recomendo assistir a tudo, o vídeo pode ser uma ótima ambientação para um assunto. Depois, o conteúdo pode ser aprofundado em aula ou em grupos de estudo.
Manual de instruções
Antes de assistir:
1) Identifique a dúvida que precisa superar ou o tema que deseja estudar.
2) Para conteúdos com temática social, conheça um pouco do contexto.
Enquanto assiste:
1) Primeira visualização: tente entender o assunto, sem se preocupar em fazer anotações.
2) Segunda visualização: seja mais atento, parando o vídeo quando necessário para fazer anotações.
3) Terceira visualização: busque os trechos que abordam eventuais dúvidas que permanecerem.
Depois de assistir:
1) Organize um esquema sobre o conteúdo.
2) Crie um grupo para discutir o conteúdo com outros estudantes e tirar dúvidas.
3) Quando necessário, busque ajuda com um professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui...