Objetivos deste Blog

“DEVEMOS SER GIGANTES NA FORÇA DO CORAÇÃO”. MADRE CLARA

O objetivo deste Blog, é como ferramenta de mediação e aprendizagem para os educandos do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Rainha do Brasil, promovendo a interação com o mundo do conhecimento, incentivando a troca de ideias. A partir desse instrumento surge uma oportunidade para os educadores promoverem dicas importantes, deixar textos, materiais, entre outros aspectos culturais e informativos. Portanto cabe a nós educadores e educados estar sempre atentos, atualizados, capacitados, utilizando o Blog adequadamente, explorando nosso potencial, para que haja uma recíproca entre professor-aluno. O mundo da aprendizagem, estimula para construção de textos, troca de experiências, e este recurso tecnológico é para dar ênfase aos conteúdos de sala de aula, do Pró Enem e vestibular para que os todos assimilem melhor os conteúdos e possam fazer suas postagens referentes aos assuntos repassados.
O blog é uma reconstrução de ideias.

Visite o portal da nossa escola:
www.rainhadobrasil.g12.br/

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Como Vencer a Redação do Exame

Especialistas recomendam começar a prova pelo texto.

Uma dica de especialistas é começar a prova pelo texto, além de se inspirar em bons exemplos e usar os últimos dias para treinar. Confira abaixo algumas dicas para se sair bem na redação do Enem:

UM TEXTO DO TIPO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO É COMPOSTO POR:
Tese: é a ideia que você vai defender no seu texto.
Argumento: é a justificativa utilizada por você para convencer o leitor a concordar com a tese defendida. Cada argumento deve responder à pergunta "por quê?" em relação à tese defendida.
Estratégias argumentativas: recursos para desenvolver os argumentos, como exemplos, dados estatísticos, pesquisas, fatos comprováveis, citações ou depoimentos de pessoas especializadas no assunto, comparações entre fatos, situações, épocas ou lugares distintos.
O que evitar: clichês, frases feitas ou fórmulas desgastadas. São clichês frases de propaganda e ditos populares, por exemplo. Expressões como "hoje em dia" ou "a culpa é do governo" empobrecem a argumentação. Evite termos cujo significado é desconhecido. Você tem de se expressar claramente, e não de forma "difícil" só para impressionar.

A PROVA DE REDAÇÃO AVALIA 5 COMPETÊNCIAS
1) Domínio da norma padrão da língua escritaVocabulário e regras gramaticais (acentuação, regência, concordância e pronomes).
2) Compreensão do pedido e uso das várias áreas de conhecimento para desenvolver o temaBasicamente, é respeitar a estrutura de texto exigida: dissertativo-argumentativa e não ficar preso só ao que os textos motivadores já trazem.
3) Seleção, organização e interpretação de dados e argumentos em defesa do ponto de vista. É importante construir uma relação lógica entre as partes do texto. Tem de haver adequação entre o conteúdo do texto e o mundo real.
4) Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para construção da argumentação
Assim como os parágrafos se relacionam, as frases dentro deles também se articulam. Encadeamento se consegue usando, por exemplo, pronomes, advérbios, artigos ou expressões resumitivas. Palavras repetidas comprometem a nota.
5) Elaborar proposta de intervenção para o problema, respeitando os direitos humanos
A solução para o problema deve contemplar cada ponto abordado na argumentação. Assim, a proposta deve manter vínculo direto com a tese.

COMO É A CORREÇÃO?

— A nota final da redação (de zero a 1.000) é a média aritmética das notas de dois avaliadores.

—  Eles avaliam as cinco competências. O aluno pode somar até 200 pontos em cada uma.

— A nota total de cada corretor corresponde à soma das notas atribuídas a cada competência.

—  Caso não haja discrepância entre os dois corretores, a nota final do participante é a média aritmética das duas notas totais.

— Discrepância é quando as duas notas totais diferem por mais de 200 pontos ou se a diferença das notas em uma das competências é superior a 80 pontos. Nesse caso, entra um terceiro corretor.

— Sem discrepância entre o terceiro corretor e pelo menos um dos outros dois, a nota é a média aritmética entre as duas notas mais parecidas.

— Se a discrepância se mantém, a redação é avaliada por uma banca de três corretores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui...