Objetivos deste Blog

“DEVEMOS SER GIGANTES NA FORÇA DO CORAÇÃO”. MADRE CLARA

O objetivo deste Blog, é como ferramenta de mediação e aprendizagem para os educandos do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Rainha do Brasil, promovendo a interação com o mundo do conhecimento, incentivando a troca de ideias. A partir desse instrumento surge uma oportunidade para os educadores promoverem dicas importantes, deixar textos, materiais, entre outros aspectos culturais e informativos. Portanto cabe a nós educadores e educados estar sempre atentos, atualizados, capacitados, utilizando o Blog adequadamente, explorando nosso potencial, para que haja uma recíproca entre professor-aluno. O mundo da aprendizagem, estimula para construção de textos, troca de experiências, e este recurso tecnológico é para dar ênfase aos conteúdos de sala de aula, do Pró Enem e vestibular para que os todos assimilem melhor os conteúdos e possam fazer suas postagens referentes aos assuntos repassados.
O blog é uma reconstrução de ideias.

Visite o portal da nossa escola:
www.rainhadobrasil.g12.br/

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Dicas para afugentar o nervosismo antes do exame...

Conheça as regras da prova, assim fica mais fácil espantar a tensão.

É bastante comum estudantes de todo o país fazerem o Enem apenas para "ver como é". Mesmo fora do páreo, submetem-se aos dois dias de longas provas como estratégia para vencer um problema além daqueles descritos nos cadernos de questões: o nervosismo da primeira vez.
Vencê-lo ou, ao menos, aprender a lidar com ele. Como tudo é novidade, da inscrição aos procedimentos rigorosos dos exames, o foco no teste fica um pouco comprometido. Ganha tempo e tranquilidade quem primeiro se familiariza não só com o tipo de prova como também com todo o ritual que envolve uma avaliação desse quilate, capaz de definir o futuro de milhares de jovens.
Para aqueles que vão fazer a prova pela primeira vez — sob o peso da expectativa de  uma boa nota para garantir vaga na universidade —, o resumo abaixo pode ajudar a quebrar o gelo da estreia.

— Você receberá pelo correio um cartão de confirmação da inscrição, com número de inscrição, data, hora e local das provas. Consulte o site do Inep em caso de atraso.
— Os exames começam às 13h. Chegue com antecedência. O acesso será permitido a partir do meio-dia. Os portões fecham às 13h.
—  É obrigatória a apresentação de documento com foto.
— Reúna tudo o que precisa no dia anterior. Para os mais enrolados, vale até separar a roupa. Acorde mais cedo. Tome café e saia com tempo sobrando. Informe-se sobre o que pode e o que não pode para evitar transtornos. Ou seja: elimine fatores de estresse desnecessários.
— Serão quatro provas objetivas de 45 questões cada (múltipla escolha) e uma redação. Duas provas objetivas por dia.
— No primeiro dia, os conteúdos de história, geografia, filosofia e sociologia estarão na prova Ciências Humanas e suas Tecnologias. E, na prova Ciências da Natureza e suas Tecnologias, estarão as matérias de química, física e biologia. Você tem quatro horas e meia (das 13h às 17h30min).
— A redação é solicitada no segundo dia. Comece por ela, nem que seja só para esboçar ideias, deixando para revisar, ajustar os parágrafos e passar a limpo no final.
— O domingo também é dia de português, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação na prova Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. E de questões de matemática na prova Matemática e suas Tecnologias. Você tem cinco horas e 30 minutos (das 13h às 18h30min).
— Reduza a ansiedade: no dia anterior, imagine-se realizando a prova. Capriche na mentalização, "vendo-se" desde o momento em que acorda, arruma-se, desloca-se, chega ao local, encontra a sala, senta-se, recebe as provas e as instruções.
— Ao entrar na sala, desligue aparelhos eletrônicos, incluindo celular e relógio. Você receberá um porta-objetos com lacre para guardar tudo embaixo da cadeira até o fim da prova. Abrir o porta-objeto antes do permitido pode eliminá-lo.
— O Inep não é responsável por seus objetos e não se responsabiliza por perda ou extravio.
Você é responsável pela conferência das informações de caderno de questões, cartão-resposta, folha de redação, lista de presença e demais documentos do exame. O tempo de prova só começa depois disso. Confira se o caderno tem a quantidade de questões indicada no cartão-resposta e se apresenta defeito gráfico que impossibilite as respostas. Se notar algo errado, comunique o aplicador de sua sala imediatamente.
— Você terá de usar caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente. Não pode usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, boné etc.
— Você terá de marcar, no cartão-resposta, a opção correspondente à cor da capa do seu caderno de questões. E transcrever a frase apresentada ali. Em cada documento, assine no espaço indicado.
Comida e água não estão entre os itens proibidos. Um lanche leve, para manter o pique, é até aconselhável. Água, muito mais.
— Não se comunique com outros participantes.
— Seus rascunhos ou marcações nos cadernos de questões não valem na correção. O que vale é o que assinalou no cartão.
Você não poderá deixar a sala antes de decorridas duas horas do início. E, se quer levar o caderno de questões, só nos 30 minutos finais.
— Assim como no horário de entrada, há rigor no término da prova também. Não tem jeitinho.
Leia a questão com atenção e sem correria. Os enunciados são extensos, por isso facilita já ter a pergunta em mente. Assinale no texto o que tem a ver com a pergunta, então vá para as alternativas.
— Em geral, não há questões que abordem assuntos regionais. A prova é nacional.
— Administrar o tempo é fundamental, mas não torne isso uma obsessão. Isso significa só avaliar quanto tempo está usando a cada 10 questões.
Se houver dificuldade em uma questão, passe para a próxima e retorne depois. Isso não quer dizer subestimar o que parece fácil, nem superestimar uma pergunta. Avance de forma regular. Pular muitas questões pode virar um problema. Concentre-se e enfrente a questão.



Fonte: ZH - 16/10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui...