Objetivos deste Blog

“DEVEMOS SER GIGANTES NA FORÇA DO CORAÇÃO”. MADRE CLARA

O objetivo deste Blog, é como ferramenta de mediação e aprendizagem para os educandos do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Rainha do Brasil, promovendo a interação com o mundo do conhecimento, incentivando a troca de ideias. A partir desse instrumento surge uma oportunidade para os educadores promoverem dicas importantes, deixar textos, materiais, entre outros aspectos culturais e informativos. Portanto cabe a nós educadores e educados estar sempre atentos, atualizados, capacitados, utilizando o Blog adequadamente, explorando nosso potencial, para que haja uma recíproca entre professor-aluno. O mundo da aprendizagem, estimula para construção de textos, troca de experiências, e este recurso tecnológico é para dar ênfase aos conteúdos de sala de aula, do Pró Enem e vestibular para que os todos assimilem melhor os conteúdos e possam fazer suas postagens referentes aos assuntos repassados.
O blog é uma reconstrução de ideias.

Visite o portal da nossa escola:
www.rainhadobrasil.g12.br/

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Redações nota mil servem de exemplo

Dicas e comentários a partir de dois textos considerados modelos.

Leia abaixo duas redações que alcançaram nota máxima no Enem. Fique atento às características que marcam esses textos. Sobre essas duas redações nota 1.000, destaca-se a respeito...
— à grafia e à acentuação das palavras, com poucos desvios, inclusive do novo acordo ortográfico;
— às regras de concordância nominal e verbal;
— às regras de regência, tanto nominal quanto verbal;
— aos princípios de organização frasal e de pontuação;
— às regras de flexão nominal e verbal; e
— ao vocabulário apropriado ao registro formal.

EXEMPLO 1
Redação de Wellington Gomes de Souza, São Paulo (SP)
Universalização com informação
Devido à sua natureza social, o ser humano, durante toda a sua história, dependeu dos relacionamentos para conviver em comunidade e assim transformar o mundo. Hoje, as redes sociais na internet adquirem extrema importância, visto que são os principais meios através dos quais as pessoas se relacionam diariamente. Além de universalizar o acesso a elas, devemos também conhecer esse novo ambiente em que agimos.
As inovações tecnológicas, em sua maioria, buscam criar soluções que facilitem cada vez mais as nossas tarefas do cotidiano. Uma dessas tarefas, imposta pela sociedade, é a de mantermo-nos presentes e participativos em nossos círculos de relacionamentos, principalmente no dos amigos. Tarefa árdua em meio ao agito e falta de tempo do nosso estilo de vida contemporâneo, tornou-se muito mais simples com o advento das redes sociais digitais, como o "Facebook" e "Orkut ", por exemplo. O sucesso dessas inovações é notado pela adesão maciça e pelo aumento considerável no número de acessos.
Porém, um ponto importante a ser analisado é a questão do futuro da privacidade. O fato de acessarmos essas redes até mesmo do conforto do nosso lar, isolado contato físico do convívio social, nos faz esquecer de que a internet é um ambiente público. Nele as outras pessoas podem, e vão, julgar comportamentos, criticar idéias, acompanhar os "passos" dos outros e inclusive proporcionar constrangimentos.
A velocidade com a qual as redes virtuais foram inseridas em nossa sociedade ainda não permitiu que as pessoas assimilassem e reconhecessem os limites que separam o ambiente público do privado. Mediante esse descompasso, é importantíssimo que os governos incluam na agenda da universalização do acesso às redes, também ações educativas — palestras ou cursos — a fim de orientar os cidadãos, novos atores, sobre o que é e como funciona esse novo palco de relações. Atitudes como essa é que vão garantir, com dignidade, o acesso a esse  mundo virtual de relações.
Comentários
— No primeiro parágrafo, situa-se o tema e apresenta-se a tese de que é preciso conhecer melhor o ambiente das redes sociais.
— No desenvolvimento (segundo e terceiro parágrafos), apresentam-se os argumentos para justificar os aspectos positivos e os negativos dessa tecnologia.
— Na conclusão (quarto parágrafo), retoma-se o tema, insistindo na ideia de que as pessoas ainda não reconhecem os limites entre o público e o privado. Apresenta-se, então, a proposta de que é preciso orientar os cidadãos por meio de ações educativas.
— Embora tenha sido pouco desenvolvida, a proposta é coerente com a tese apresentada no texto. O tema é desenvolvido de forma coerente, os argumentos selecionados são consistentes e justificam a tese de que é preciso conhecer melhor esse ambiente virtual. A conclusão retoma o que foi exposto nos primeiros parágrafos.
— O texto recorre a vários conectores responsáveis por expressar relações lógicas e promover o encadeamento textual. Por exemplo, no primeiro parágrafo, a locução "visto que" introduz uma causa em relação à ideia anterior.

EXEMPLO 2
Redação de Manuela Marques Batista, Rio de Janeiro (RJ)
Quinze minutos de fama (ou a eternidade)
Estar em todos os lugares sem sair de casa, acesso rápido às informações e contato com as pessoas em frações de segundo: são algumas das maravilhas do mundo moderno. Porém é preciso cuidado ao lidar com tamanha facilidade de interação. Falta de privacidade, demasiada exposição individual e até mesmo a perda de personalidade, são fatores que andam na contramão da progressiva internet.
Fazer parte de uma rede social hoje é, além de ferramenta de comunicação, possibilidade de usar a web à seu favor, personalizando-a e adequando-a as suas necessidades e preferências. Não raro acontecem exageros na hora de expor detalhes sobre a vida, o que representa sério risco, visto que a internet é um meio público, de fácil acesso e manipulação de dados. Sem autorização, é frequente o número de meninas que se vê em fotos de sites pornográficos.
Ainda no contexto de exposição individual, há outra vertente: a falta de privacidade. Embora todos queiram seus "quinze minutos de fama", esse tempo se torna incontrolável quando há minúcias sobre a vida pessoal disposta na rede. Passivo de críticas, preconceito e do tão famoso "bullyng", está quem perde o controle de suas informações, além de o problema extravasar da vida digital para a vida real.
Para os jovens, a maior dificuldade parece ser discernir o real do literário.
Ainda em formação moral, muitos deles assimilam as piadas e idéias alheias como suas, sem prévia crítica. Acontecem assim, sem que haja controle, disseminações de brincadeiras de mau gosto, de padrões comportamentais prejudiciais, muitas vezes, à vida e sociedade e à construção de sua personalidade.
Diante das inúmeras discussões comportamentais que a nova era digital propicia, é preciso repensar e nortear as ações individuais para que se mantenha agradável e saudável a vivência coletiva. Órgãos públicos, agentes de educação e família devem trabalhar na disseminação de informações sobre a vida online.
Nesse sentido, será possível percebê-la como qualquer outro ambiente social , que implica respeito e reconhecimento de limites pessoais.

Comentários
— Na introdução (primeiro parágrafo), situa-se o tema: valoriza-se o progresso da internet, apontando suas vantagens, mas alerta-se para alguns problemas.
— O texto se desenvolve nos três parágrafos seguintes: assinalam-se os benefícios do uso da rede socialcomo ferramenta de comunicação, relatam-se algumas consequências graves quando se expõe a privacidade na internet, e destaca-se o perigo da falta de discernimento que pode ocorrer entre o real e o virtual.
— Na conclusão (último parágrafo), identifica-se a proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: os órgãos públicos, os agentes de educação e a família devem trabalhar em conjunto.
— A redação apresenta encadeamento lógico das ideias e inúmeros recursos coesivos: pronomes, conectores e termos ou expressões de base nominal para retomar referentes do contexto anterior ("algumas das maravilhas do mundo moderno", "Nesse sentido", "visto que a internet é um meio público"; "Diante das inúmeras discussões").


Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui...